Bombeiro Civil

CURSO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS CIVIS

Objetivo do Curso: Destina-se as pessoas que desejam qualificar-se como Bombeiro Civil, capacitando-se a prestar serviços de prevenção e atendimento de emergência, atuando na proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio em Empresas, Indústrias, Aeroportos, Eventos, etc.

Público Alvo: Interessados nas atividades que preencha as condições exigidas no pré-requisito.

Pré-requisito:

• Idade mínima: 18 (dezoito) anos;
  • Escolaridade mínima: ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental-II;
  • Exames de saúde: ter sido aprovado em exame de saúde “estar apto para a função de Bombeiro Civil”;
  • Dos exames médicos: deverá ser realizado em conformidade com os atos Normativos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);
  • Obs.: O Médico examinador deverá possuir Especialização em Medicina do Trabalho.

Proposta Metodológica: O curso prevê exposições dialogadas com apoio de meios auxiliares de instrução (datashow, power point, vídeos, visitas técnicas, discussão dos assuntos tratados em sala e em visitas técnicas, simulações (case), treinamento prático com agentes extintores, hidrantes, equipamento de proteção respiratória, equipamentos de proteção individual, pesquisas individuais e em grupos, apresentação de trabalhos, etc.

Programa do Curso:

• Realizar procedimentos de prevenção e combate a incêndio;
  • Utilizar e operar equipamentos de combate a incêndio e demais acessórios;
  • Realizar atividades operacionais de Bombeiro Civil;
  • Utilizar e operar equipamentos de proteção individual (EPI) e respiratória (EPR);
  • Realizar salvamento terrestre;
  • Atuar em situação envolvendo produtos perigosos;
  • Realizar primeiros socorros;
  • Realizar análise de risco em diferentes plantas;
  • Elaborar relatório circunstanciado sobre eventos.

Certificação: A FALETEC confere o certificado de conclusão do curso aos alunos que obtiverem, no mínimo 70% (setenta por cento) de aprovação em cada avaliação teórica e prática, ou seja, nota 7,0 (sete) nas avaliações (teórica e prática) de todas os módulos do conteúdo programático.

Documentação para efetuar a Matricula:

• Documento de Identidade (RG);
  • CPF ou documento que possua a numeração do RG;
  • Diploma ou Histórico Escolar de conclusão do ensino fundamental – II;
  • Atestado de matrícula no ensino fundamental II – se não tiver concluído;
  • Atestado médico de saúde ocupacional (ASO) com a citação “apto para a função de Bombeiro Civil”.